Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPMS apura Infração Administrativa praticada por jornal eletrônico de Campo Grande

    MPMS apura Infração Administrativa praticada por jornal eletrônico de Campo Grande10/02/2015

    O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do Promotor de Justiça Substituto João Meneghini Girelli propôs Ação de Apuração de Infração Administrativa às Normas de Proteção à Criança ou Adolescente contra um jornal eletrônico de Campo Grande.

    De acordo com os autos, no dia 22 de novembro de 2011 o jornal eletrônico veiculou reportagem divulgando a reconstituição do homicídio praticado por um adolescente. Na reportagem, o diário informou o apelido do adolescente, bem como o nome do colégio onde ele estudava, de forma que terminou por individualizá-lo, permitindo o amplo conhecimento de sua pessoa, bem como, por lógico, do suposto ato infracional por ele praticado.

    Num primeiro momento, em outro processo, foram representados o jornalista e o fotógrafo responsáveis pela reportagem, entretanto, na medida em que a pessoa jurídica também concorreu à infração administrativa ao permitir seu sítio servir como meio de veiculação e propagação da notícia, ela também responderá por sua prática.

    Ainda, de acordo com os autos, a responsabilidade do jornal eletrônico por todo o conteúdo disposto em seu site é de natureza objetiva, e neste sentido está amparada pela jurisprudência que já estabeleceu: O meio de comunicação que divulga, sem autorização, fotografia de menor ao qual se atribui a prática de ato infracional, incorre na conduta descrita no artigo 247 do ECA , cuja configuração prescinde da aferição do elemento subjetivo do infrator, sujeitando-se à pena de multa, de natureza administrativa, que pode ser fixada a partir do valor de 3 ""salários de referência"", o que equivale a 3 salários mínimos, conforme Lei nº 7.789/89 (TJ-MG 103170606692050011)

    Em audiência já realizada no outro processo, o jornalista responsável pelo conteúdo da reportagem informou que havia um editor chefe na redação do jornal eletrônico que analisava o conteúdo dos textos jornalísticos em momento anterior à publicação do material apresentado. Isto é, o representado, em sua organização empresarial, mantinha sistemas de controle das notícias, mas ainda assim permitiu, quem sabe por negligência, ou mesmo no afã de obter mais cliques (que acabam sendo o ibope das mídias eletrônicas), a veiculação da reportagem.

    Igualmente já foram representados pela mesma divulgação indevida os prepostos responsáveis e a pessoa jurídica de outro jornal eletrônico também de Campo Grande.

    Fonte: MPMS

    • Publicações1807
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpms-apura-infracao-administrativa-praticada-por-jornal-eletronico-de-campo-grande/166637350

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)