Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei 12.683/12 torna mais rigoroso os crimes de lavagem de dinheiro

    Lei 12.683/12 torna mais rigoroso os crimes de lavagem de dinheiro10/07/2012

    Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10/7) a Lei nº 12.683/12, que altera a Lei nº 9.613/98, que dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores, tornando a lei mais rigorosa.

    A Lei nº 12.683/12 permite o enquadramento em qualquer recurso com origem oculta ou ilícita, e permite punições mais severas. A lei é oriunda do substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 209/2003, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Para o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador José Pimentel (PT-CE), o Senado soube aprovar o texto em hora oportuna, visto que a Lei nº 9.613/98 estava defasada, uma vez que, nos últimos anos, as organizações criminosas aperfeiçoaram e inovaram seus métodos de atuação.

    Entre as principais alterações da nova lei, está a possibilidade de punição para lavagem de dinheiro proveniente de qualquer origem ilícita. A lavagem só se configurava em crime se o dinheiro envolvido viesse de uma lista predefinida de atividades ilícitas, como tráfico de drogas, terrorismo, contrabando de armas, sequestro, crimes praticados por organização criminosa e crimes contra a administração pública e o sistema financeiro.

    A nova lei mantém as penas de 3 (três) a 10 (dez) anos de reclusão, mas o valor das multas aplicadas a condenados foi elevado. O teto máximo agora será de 20 milhões de reais e não mais de apenas R$ 200 mil reais, como previa a legislação anterior.

    A Lei nº 12.683/12 também altera dispositivos que criam o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), ampliando os tipos de profissionais obrigados a enviar informações sobre operações suspeitas, alcançando doleiros, empresários que negociam direitos de atletas, comerciantes de artigos de luxo etc. Também será possível apreender bens em nomes de "laranjas" e vender bens apreendidos antes do final do processo, cujos recursos ficarão depositados em juízo até o final do julgamento. O patrimônio apreendido poderá ser repassado a estados e municípios, e não apenas à União.

    No tocante à "delação premiada", já prevista na Lei nº 9.613/98, poderá ser feita "a qualquer tempo", ou seja, mesmo depois da condenação. A Lei nº 12.683/12 entra em vigor na data de sua publicação.

    Fonte: COAD

    • Publicações1807
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24895
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-12683-12-torna-mais-rigoroso-os-crimes-de-lavagem-de-dinheiro/3176845

    Informações relacionadas

    Michelly Barros, Estudante de Direito
    Artigoshá 9 anos

    Lei 12.683/12 - Lavagem de dinheiro

    Karina Tinoco, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O Incesto no Brasil é Crime?

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 7 anos

    O que é a violação sexual mediante fraude ou estelionato sexual?

    Artigoshá 9 anos

    As inovações da Lei nº 12.683, de 9 de julho de 2012

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Lei de Lavagem: há inversão do ônus da prova para reaver o bem constrito?

    13 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Imputar penas mais rigorosas aos crimes de lavagem de dinheiro foi, a meu ver, um avanço importantíssimo em nossa legislação. continuar lendo

    A criação da obrigatoriedade de profissionais em repassar as informações ao COAF da mais segurança em identificar os eventuais atos ilicitos. continuar lendo

    Importantíssimo o endurecimento da lei, uma forma de coibir esse tipo de crime. continuar lendo

    Excelente continuar lendo